Sobre o TALIT, TSITSIT e a KIPÁ


O TALIT

Talit é um manto de orações, usado pelos judeus, mas não só, mesmo nas igrejas tradicionais cristãs como a católica ou a ortodoxa, as vestes dos padres tem a mesma função do talit, não a de dar importância a quem as usa, mas sim de separar o homem do mundo físico e liga-lo ao mundo espiritual de Deus.
O talit tem várias pequenas franjas os tsitsiot e quatro franjas grandes e
cumpridas as tsitsit. Para além de faixas normalmente 5 de cada lado, perfazendo 10 o numero do decálogo, 2 grossas e 3 estreitas, com mais uma ou duas de cor prateada lembrando as bençãos de D-us para o seu povo.
Ao colocar o talit Katan pronuncia-se a seguinte Brachá: Barechi nafshi et A-do-nai. A-do-nai E-lo-hai gadalta meod, hod vehadar Lavashtá. Ote or cassalmá note shamayim cayeria. / Salmos CIV:1-2 
Existem dois tipos de talit, o talit Gadol que é o grande e o Talit Katam que é pequeno como um xaile, há um outro tipo de talit que é como uma vestimenta, é chamado tsitsit, é como uma camiseta que tem franjas as chamadas tsitsit, daí o nome e veste-se por baixo da roupa comum. 

A KIPÁ

Kipá, na imagem ABAIXO, tem uma função similar ao talit, a de cobrir a cabeça em sinal da presença de Deus, a chamada Chekináh, cobre a cabeça na parte anterior, podendo ser feita de diferentes materiais, outras religiões além do judaísmo usam kipá, dando-lhe no entanto outro nome tal como no Islão que lhe chamam topi, e na igreja católica que lhe chamam solidéu, sendo usada apenas pelo clero. No judaísmo não há clero e todos os judeus usam tanto o talit como a kipá e os tsitsit.

O TSITSIT

Tsitsit é a par com o talit, um mitsváh,  que na Toráh afirma o seguinte: "Franjas farás para ti e as porás nos quatro cantos de tua vestimenta com que te cobrires." (Devarim XII:12), cujo objectivo é fazer-nos lembrar que ao tocarmos nos tsitsit que usamos nas nossas roupas, lembramo-nos sempre da presença de D-us e da aliança que fizemos com A-do-nai. 
Curiosamente na Cabaláh os tsitsit tem o valor numérico de 600, de acordo com o valor de cada letra do alfabeto hebraico, somamos então o numero 8 dos fios que um tsitsit tem e mais o numero 5 pelos 5 nós que são dados, logo perfazem o valor numérico de 613 numero igual às Mitsvot, ou seja as tsitsiot tem a função de nos lembrar dos compromisso da toráh e evitar de praticarmos o mal.
Ao se vestir os tsitsitot, deve-se pronunciar a seguinte Brachá:Baruch atá A-do-nai E-lo-hei-nu Meleckh HaOlam, Asher Kedishanu bemitsvotav vetsivanú lehit-Atef beTsitsit.

1 comentário


  • eliete alves ribeiro

    gostaria de comprar um bracelete de couro ajustavel com as doze tribos de Israel como faço?


Deixe um comentário