O Peixe: Um Dos Primeiros Símbolos do Cristianismo


O Peixe de JESUS

O peixe foi um dos primeiros símbolos do cristianismo, a palavra peixe em grego é ICTIS, iniciais de “Iesus Christós Théos Ios Soter” = Jesus Cristo Filho de Deus Salvador.

Os cristãos usavam o peixe para se identificar e não serem perseguidos.

 O cristianismo continua sendo a religião mais perseguida do planeta Considerando que o próprio Jesus Cristo foi crucificado, é fácil imaginar que os inícios da fé cristã não teria sido nada fácil. E não foram mesmo: os Cristãos eram perseguidos frequente e brutalmente nos três primeiros séculos da era cristã, quando a fé em Cristo precisava ser vivida praticamente na clandestinidade por grande parte de seus seguidores e convertidos.

 Como um cristão poderia saber se outra pessoa também era cristã?

Além de tomar as precauções mais evidentes, como informar-se sobre a outra pessoa previamente sempre que possível, os primeiros cristãos utilizavam “códigos secretos” para confirmar se estavam mesmo diante de um irmão da mesma crença.

Um desses códigos era o “Ichthys” ou “Ichthus”, palavra que, em grego antigo (ἰχθύς), significava “peixe“. A pronúncia correta dessa palavra grega não é fácil para quem fala português, eu entendo.., (mas temos que tentar pronunciar corretamente).

A hipótese mais levantada é a de que o cristão, quando supunha estar diante de outro cristão clandestino, desenhava uma curva ou meia-lua no chão. Se a pessoa desenhasse outra meia-lua sobreposta à dele, completando assim a figura de um peixe, seria muito maior a probabilidade de que se tratasse mesmo de um seguidor de Jesus que conhecia o “código secreto” cristão.

....E por que a imagem de um peixe?

Porque as letras que formam a palavra “peixe” em grego, quando escritas em maiúsculas (ΙΧΘΥΣ), formam um acrônimo com as iniciais da expressão “Iēsous Christos Theou Yios Sōtēr“, que significa “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador” (em grego antigo: Ἰησοῦς Χριστός, Θεοῦ ͑Υιός, Σωτήρ).

O peixe veio a se tornar, desta forma, um dos primeiros símbolos cristãos, juntamente com a imagem do Bom Pastor e, posteriormente, com o Crucifixo.

O Ichthys (Peixe) também era usado para indicar as catacumbas cristãs durante as perseguições contra a comunidade, de modo que apenas os próprios cristãos soubessem quais eram os túmulos dos seus companheiros de fé.

Hoje esse simbolo é utilizado por muitos cristãos e em sua grande maioria não fazem Ideia sobre a importância de se levar consigo esse simbolo. Nesse Simbolo, esta presente e descrita a Religião e a História referente a uma época de nossa existência, considerada tão difícil.

Hoje Mulheres e Homens, utilizam esse simbolo na forma de colares, Pulseiras, Brincos, Anéis etc..,

Espero que tenha gostado desse post. deixe seu comentário!!


27 comentários


  • João

    Muito interessante, como cristão é muito importante que tenhamos esse conhecimento, muito obrigado por dividir seus conhecimentos.


  • Sergio Teodoro

    Altamente instrutivo e proveitoso.
    Grato pela informação.


  • Sergio Teodoro

    Altamente instrutivo e proveitoso.
    Grato pela informação.


  • Edson Dias Santos

    Fiquei muito feliz por receber palavras sábias brigadu


  • Normandio Lima

    Como e bom termos ó conhecimento, Nossa que Maravilha de Deus um abraço! amigo Geraldo! Que o Eterno lhe recompense meu irmão Geraldo!


Deixe um comentário